Dra Suzana Lessa Nutrologia Niteroi e Ginecologia

Implantes Hormonais: Reposição Hormonal com Implantes em Niterói

A terapia de reposição hormonal busca corrigir o desequilíbrio hormonal e devolver o bem-estar ao paciente, proporcionando ainda mais qualidade de vida através dos seguintes benefícios:

Dra Suzana Lessa: Nutróloga em Niterói, Icaraí

Vamos marcar uma consulta?

Preencha o formulário e aguarde nosso contato:

Um amplo grupo de mulheres pode se beneficiar com o uso de implantes hormonais.

Durante o climatério e menopausa, ao tratar com implantes hormonais os sintomas causados pela queda de estrogênio e testosterona, devolvemos a qualidade de vida à essas mulheres.

Mulheres que sofrem com TPM também podem se beneficiar com esse tratamento. Pacientes com diagnóstico de endometriose, adenomiose ou que apresentem cólicas menstruais ou sangramento excessivo na menstruação percebem melhora desses sintomas quando usam implantes hormonais.

Existem implantes de diferentes tipos de hormônios, que são usados conforme a indicação de cada paciente. Cada paciente tem um quadro específico de sintomas e, portanto, merece uma combinação de hormônios feita exatamente para ela, individualizada.

Os hormônios são prescritos pelo seu médico que, após uma consulta detalhada, exame físico e avaliação de exames, indicará a melhor opção de tratamento.

Indicações dos implantes hormonais:

  • Reposição hormonal na menopausa
  • Tratamento da endometriose
  • Tratamento da adenomiose
  • Tratamento de fluxo menstrual excessivo
  • Dores mamárias (mastalgia ciclica)
  • Fluxo menstrual aumentado
  • Cólicas menstruais intensa

Tipos de implantes hormonais:

🧬 Estradiol

Hormônio bioidêntico.

O estradiol pode ser indicado como terapia dos sintomas do climatério na menopausa.

🧬 Testosterona

Hormônio bioidêntico.

A testosterona pode ser indicado como terapia dos sintomas do climatério na menopausa, na falta de desejo sexual e no desejo sexual hiperativo.

🧬 Gestrinona

A gestrinona é um hormônio progestágeno sintético derivado da 19-nortestosterona que possui propriedade androgênicas, antiestrogênicas, antiprogestogênica.

É usado para o tratamento de doenças ginecológicas como endometriose, adenomiose, miomatose e TPM (tensão pré menstrual).

Pacientes com sangramento excessivo na menstruação podem ter benefício com a gestrinona, já que esta pode causar amenorreia. Quando combinada com o estradiol e a testosterona, a gestrinona pode ser usada para terapia hormonal durante climatério e menopausa.

Como é o procedimento?

O procedimento de aplicação dos implantes hormonais é simples, realizado em consultório e não há necessidade de pontos.

Os implantes podem ser colocados na região glútea, e esse procedimento é indolor, já que é feito com anestesia local.

Quanto tempo dura um implante hormonal?

Duração dos implantes hormonais: Os absorvíveis, que são naturalmente absorvidos pelo corpo, duram de 6 meses a 1 ano. Os inabsorvíveis, por sua vez, podem durar até 3 anos, devendo ser retirados e substituídos após o período útil.

Implantes Hormonais: Vantagens e Desvantagens

Vantagens:

  • Altamente eficazes: os implantes hormonais são mais de 99% eficazes na prevenção da gravidez, tornando-os uma das formas mais confiáveis de contracepção.
  • Longa duração: os implantes hormonais podem durar até 3 anos, dependendo do tipo de implante, e eliminam a necessidade de tomar pílulas diariamente ou usar outros métodos contraceptivos com frequência.
  • Não requer monitoramento constante: depois que o implante é colocado, não é necessário pensar constantemente em métodos contraceptivos.
  • Reversível: os implantes hormonais podem ser facilmente removidos a qualquer momento, permitindo, por exemplo, que a fertilidade seja restaurada rapidamente.

Desvantagens:

  • Efeitos colaterais: os implantes hormonais podem causar alguns efeitos colaterais, como irregularidades menstruais, acne, alterações de humor, dores de cabeça, náuseas, aumento de peso e diminuição da libido.
  • Reação alérgica: algumas pessoas podem ter uma reação alérgica ao implante.
  • Não protege contra DSTs: os implantes hormonais não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis, portanto, é necessário usar um preservativo durante a relação sexual.
  • Custos: os implantes hormonais podem ser caros para algumas pessoas, especialmente se não estiverem cobertos pelo seguro saúde.

É importante conversar com um profissional de saúde para avaliar se os implantes hormonais são a melhor opção para você e para discutir os possíveis efeitos colaterais e riscos envolvidos.

Talvez você se interesse também por:

Implanon: o implante anticoncepcional

Procura um implante contraceptivo?

Dra Suzana Lessa: Nutróloga em Niterói, Icaraí

Dra. Suzana Lessa, médica especialista em
Nutrologia e Ginecologia.

A Clínica

Av. Pref. Silvio Picanço, 463 - Sala 607 - Charitas, Niterói - RJ

WhatsApp Chat