Assim como o chá preto, o branco e o verde, o Matchá tambêm vem da planta Camellia sinensis, diferenciando o método de preparo das folhas.
O Matchá tem origem nos templos budistas do Japão e é elaborado com as folhas mais novas do chá verde. As plantações são protegidas do sol e após colhidas, as folhas são trituradas até que sejam reduzidas a pó. E qual é a grande vantagem do Matchá em relação as outras preparações?
Aqui vão 7 benefícios do Matchá:
- Antioxidantes: a preparação possui 5 vezes mais antioxidante que qualquer outro alimento. Com isso, é capaz de proteger contra efeitos da radiação UV, proporciona uma pele mais luminosa e previne um bom numero de doenças.
- Epigalocatequina: conhecido por apresentar propriedades anti-cancerigênas. A preparação tem 100x mais epigalocatequina que qualquer outra chá do mercado.
- Calmante: por mais de um milênio, o Matchá tem sido usado por monges budistas para relaxar e meditar, mantendo um estado de alerta. Esse estado de consciência alerta é conseguido dado a presença de um aminoácido chamado L-Teanina, que estimula as ondas alpha no cérebro, induzindo relaxamento sem sonolência.
- Estimula memória e concentração: outro efeito da L-Teanina é produzir dopamina e serotonina. Esses neurotransmissores melhoram o humor, a memória e promove melhor concentração.
- Estimula a energia: como todo chá verde, contem cafeína. Junto com a L-Teanina, uma xícara de Matchá confere energia por atė 6 horas.
- Termogênico: aumenta o metabolismo, ajudando o corpo a queimar calorias até 5 vezes mais rápido.
- Detoxifica o organismo: os altos níveis de clorofila presentes no Matchá promovem uma poderosa limpeza no organismo através da eliminação de toxinas e metais pesados.