Sobre má alimentação falamos com frequência por aqui, mas é sempre importante repetir, porque ter uma alimentação desregulada, pobre em nutrientes e rica em carboidratos simples e açúcares é o principal motivo do aumento de gordura abdominal. Então já está mais do que na hora de mudar esse cardápio. Prefira comida de verdade, evite os industrializados, introduza verduras, legumes, proteínas e gorduras boas no seu dia a dia. Beba bastante água, durante todo o seu dia, estar hidratado faz com que seu corpo funcione melhor e se livre das impurezas.
Você sabia que o estresse está diretamente relacionado ao aumento de peso? Isso mesmo, ficar estressado faz com que você libere cortisol e ele é responsável pelo acúmulo de gordura abdominal em mulheres, incluindo as magras. A substância faz a gordura se acumular em volta dos órgãos. Mas como resolver isso? Dormir bem, praticar exercícios e buscar momentos de relaxamento podem ser algumas saídas.
O desequilíbrio hormonal também é um fator para o aumento da gordura corporal. O culpado disso é o excesso de estrogênio. O hormônio em doses exageradas aumenta a gordura corporal e ainda faz com que o tecido adiposo produza e armazene ainda mais estrogênio, com isso o corpo fica incapaz de usar essa gordura para gerar energia, diminuindo a capacidade do corpo de queimar a gordura armazenada. Nesse caso, mesmo com dieta e atividade física, o peso extra não vai embora. Perceba os sintomas e se achar que está com alguns deles, procure um médico. Excesso de peso, fadiga, alterações do humor, muita dor de cabeça, fluxo menstrual intenso, ansiedade, irritação, falta de memória, incontinência, diminuição de libido, seios doloridos e retenção de líquidos, são alguns sintomas desse desequilíbrio.
Agora, por último, mas não menos importante, está a prática de atividade física. Praticar atividade física regularmente melhora todo o funcionamento do corpo, além de queimar as indesejadas gordurinhas. A melhor forma de manter o peso ideal é a combinação de boa alimentação com exercícios físicos e não apenas um ou outro.
Você não precisa se matar na academia todos os dia e pegar super pesado, mas um pouquinho todos os dias é o ideal. Se ficar difícil, tente ir pelo menos 3 vezes na semana. Sempre com a orientação de um profissional especializado. O educador físico é a melhor pessoa para te ajudar.